Para quem não sabe, dia 29 de maio é marcado no calendário como o Dia Mundial da Energia. Essa data foi criada para que a população mundial lembre de minimizar a emissão de gases carbônicos na atmosfera e se conscientizar em economizar o consumo da energia elétrica com eficiência. Ironicamente, com a pandemia, o mundo reduziu não só os emissores de gás carbono, como também diminuíram o consumo de energia solar.
E não é só no consumo de energia do mundo todo foi afetado pelo coronavirus. Analisaremos os impactos que essa quarentena ocasionou e o que poderemos avaliar o futuro do mercado de energia solar para os próximos meses.
Apertar o cinto
Não é nenhuma novidade que o confinamento prejudicou vários empregadores e empregados.
É muito triste ver que muitas empresas com pouca ou sem nenhuma grana extra para aguentar o tempo de quarentena sejam obrigados ou dar férias coletivas ou decretar falência.
Uma Energia Solar no fim do Túnel
Mas haverá muitas empresas, tanto grandes quanto pequenas, que olharão para si, vendo aonde poderá reduzir gastos para que possa se readaptar. Levantarão consumos que possam cortar, bem como métodos para que possa reduzir gastos ou até mesmo economizar consumos com eficiência.
Aí que vários integradores enxergam oportunidades no meio da crise.
O momento que vemos é de prospectar clientes. Procurar por eles, dialogar, mostrar soluções. Entre elas:
- Automação – Automatizando as luzes, ar condicionados, eletrônicos, entre outros equipamentos, funcionando somente nos horários determinados minimizará os gastos da sua empresa;
- Energia Solar / Eólica – Elaborando um bom projeto com orçamento bem suave convencerá o cliente a migrar o consumo de energia convencional para micro ou mini geração distribuída.
Mesmo com a crise, a energia fotovoltaica é visto como uma oportunidade tanto para empresas poderem reduzir os gastos, quanto para os que estão a procura de trabalho e veem possibilidades boas para regressar ao mercado de trabalho. Mesmo aqueles que não tem conhecimento técnico, poderá se instruir e capacitar para esse setor. O link a seguir lista cursos de acordo com a área pretendida.
Segundo o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, se não houvesse a pandemia do Novo Coronavírus, a previsão estimada de crescimento do PIB Mundial era de 2,5%. Porém, ele estima, atualmente, a projeção de um crescimento do PIB Mundial de 1,5%.
É importante lembrar que em 2015 / 2016 o Brasil estava com o PIB de -3,5%, e mesmo assim o setor fotovoltaico cresceu mais de 300%. Vide link abaixo para maiores detalhes sobre esse período.
Em Suma
Apesar do coronavirus ter amargurado a vida de muitos funcionários e empresários, ele não prejudica o setor de energia solar ou eólica, sendo necessário apenas rever a abordagem e focando nas instalações das empresas, tendo em vista que os proprietários de residências provavelmente aguardarão normalizar financeiramente para voltar a procurar migração para geração distribuída.
O importante agora é o retorno gradual a sociedade com responsabilidade.