Antes de adentrarmos no tema de internet 5G, comentarei o que ocorreu comigo, alertando que usara internet 4G.
Num desses dias mandei um “zap” e fiquei sabendo que levou em torno de meia hora para chegar ao seu destino. Muito estranho a tamanha demora. Notei também que os vídeos do Youtube estavam “picotando”.
Obviamente, como estavamos no começo do confinamento causado pela pandemia do coronavirus, muitas pessoas estão usando a internet para ver as notícias, para trabalhar em home office e até para manter o assunto das redes sociais em dia.
Tivemos sorte da estrutura da internet ter suportado, mas nota-se que ela está praticamente no seu limite de entrar em colapso.
É primordial que o Brasil recupere o atraso que tivera na liberação da internet 5G para que possamos desfrutar com maior eficiência e comodidade as informações e dados transferidos na web. Isso mesmo! Já eramos para ter internet 5G no Brasil. E se não ficarmos atentos e cobrar agilidade, pode ser que adiem ainda mais a entrada na internet 5G.
O Adiamento do Leilão
Como todos devem saber, atualmente o Brasil está adotando a tecnologia 4G nos celulares, tablets, smartphones, e até notebooks.
Há aqueles que dirão que no Brasil já está na tecnologia 4.5G. Já digo resumidamente que essa tecnologia na verdade é um”4G melhorado” efetuado pela Claro. Futuramente poderemos debater melhor essa tecnologia.
Voltando ao 4G, o que muitos ainda não sabem é que a tecnologia 5G já é uma realidade em diversos países. Abaixo podemos ver um ranking de cidades de cada país onde os habitantes já usufruem dessa tecnologia.
O Brasil está aguardando o agendamento do Leilão praticado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que há anos estão adiando esse evento. Atualmente está aberta consulta pública para levantar comentários e indagações até 17 de abril. Após será definido uma data para o leilão que está previsto para o final de 2020. Porém, a data para iniciar a liberação ainda é incerta. Esperamos que não seja prolongada ainda mais.
Quais os Benefícios?
Só para ter uma ideia da velocidade, demonstro abaixo o tempo de download de um filme de 2 horas para cada tecnologia.
Além do aumento vertiginoso da velocidade, ainda veremos um salto tecnológico em nossas vidas. Entre elas:
- Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) – Cada aparelho que se conecta na internet necessita de um MAC que é uma espécie de RG. Atualmente a nossa internet já está trabalhando no limite ao comportar aparelhos como computador, notebook, tv, tablet e smartphone. Com a chegada da internet 5G, alterará o sistema de endereçamento de tal forma que outros objetos como relógios, geladeiras e até ar condicionados estarão também conectados. Qual a vantagem? Você pode do trabalho ligar o ar condicionado da sua casa e perguntar para geladeira se precisa comprar mais algum produto antes de voltar para casa.
- Cidade Inteligente (Smart City) – Assim como os objetos poderão estar conectados, a cidade inteira estaria conectada. Imagina uma cidade sabendo que produtos estão em falta ou excesso. a taxa de consumo de determinados produtos. a quantidade de carros passando por cada hora. A logística seria feita com muito mais eficiência, evitando o desperdício.
E não Para por aí…
Não é só a velocidade que importa com a entrada da internet 5G. E sim a entrada para o futuro, junto de países que já vem utilizando dessa tecnologia. Todos nós merecemos uma qualidade maior. Isso sem falar na agilidade e eficiência nas informações transmitidas tanto pela gente quanto pelo estrangeiro, que saberá que o nosso país está na mesma geração que a dele.