Energia Solar Eficiência Energética
shadow

Pedalando com Energia Solar

Em 2011, a Prefeitura do Rio unido com o Banco Itaú criaram a Bike Rio. Um projeto em que se espalham as bicicletas laranja (cor do Itaú e da Prefeitura do Rio) em vários cantos da cidade. Essa ideia não é nova. Ela se originou em projetos que haviam dado certo em diversos países do mundo, iniciando desde 2008 no Rio, sem o patrocínio do Banco Itaú, na época, e contemplando, atualmente, com Estações de bikes contendo placas para captar Energia Solar para abastecer bicicletas elétricas.

O conceito era bem simples, tudo que tinha que fazer era baixar um aplicativo, se cadastrar e alugar qualquer bicicleta por 60 minutos ou por mês. A finalidade principal era a redução da circulação de carros na cidade, e reduzindo também, por conseguinte, a poluição sonora e a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Fora que uma cidade recheadas de ciclistas por todos os lados causa uma sensação de bem estar e tranquilidade, uma vez que denota um ar de sustentabilidade.

Mas não Parou por aí

O projeto deu tanto certo que de 600 bicicletas distribuídas em 60 estações, em 2011, foi para mais de 2600 distribuídas em 254 estações, em 2017. Isso sem falar em outros Estados desenvolveram a mesma ideia. Mas vamos continuar focando com a Bike Rio.

Outra mudança foi na própria Estação que agora vem com placas fotovoltaicas, tornando-se autossuficiente uma vez que se alimenta de energia solar, bem como se preparando para abastecimento de futuras bicicletas elétricas. Isso sem falar que o layout das Estações ficou mais clean, sem muita poluição visual.

E as Bikes?

Não só as Estações foram remodeladas, como também as bicicletas vieram repaginadas.

  • Pneus com bandas refletivas aro 24;
  • Geometria inclusiva, permitindo uso por pessoas de todas estaturas;
  • Canote regulável com grande variação de altura;
  • Sistema de freios rollerbrake;
  • Câmbio Shimano Nexus com três velocidades;
  • Iluminação dianteira e traseira acionada por dínamo;
  • Cesto adaptável para qualquer tamanho de bagagem;
  • Tecnologia anti-roubo;
  • Pára-lamas dianteiro e traseiro;
  • Proteção de corrente para evitar sujar as roupas do ciclista

E as Bikes Alimentadas por Energia Solar?

Apesar do Rio de Janeiro ainda não terem bicicletas a bateria para serem alimentadas pela energia solar,  bem provável que em breve tenhamos essas bicicletas elétricas rodando por todo o Rio.

E provavelmente deverá aumentar ainda mais a quantidade de bicicletas e estações. É bom para todos, uma vez que haverá transporte com pouco esforço, sem prejudicar o ambiente, e ainda por cima apreciar a paisagem da Cidade Maravilhosa.

Um comentário em “Pedalando com Energia Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *