O Brasil ainda engatinha quanto a produção de carros elétricos. Se perguntarmos aos especialistas e executivos, uma das razões será dita referente aos abastecimentos escassos por toda as rodovias por esse país. E se perguntássemos porque não temos postos de abastecimentos de veículos elétricos, adivinha a resposta. Isso aí! Por haver pouquíssimos veículos rodando por aí.
Parabéns, Alemanha
Não é só no Brasil que temos esse entrave. Diversos países também vêm tendo problemas com o progresso da tecnologia, principalmente dos receios que essa pandemia ocasionou no mundo. Mas algo tinha que ser feito para tirar o carro elétrico desse atoleiro de preocupações.
E foi aí que a Alemanha criou uma lei inusitada. Ela obriga que os postos germânicos tenham ao menos um ponto para carregamento de carros elétricos. A ideia é aumentar a demanda de carros elétricos, minimizar a emissão de gás carbônico e, de quebra, se tornar o país com a maior frota e circulação de carros elétricos do mundo.
A França, inclusive, pretende adotar medida semelhante. Essas medidas estão sendo tomadas também ocasionadas pela pandemia.
O Brasil Precisa disso?
Não sabemos a posição do governo sobre essas medidas. Mas há outras propostas já sendo efetivadas.
Em Curitiba, Paraná, já estão fazendo postos de carros elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica. Esse projeto terá pontos de recarga por toda a via que liga Paraná ao Rio de Janeiro, atravessando por São Paulo.
Esperamos que esse projeto se multiplique por todas as vias do Brasil, uma vez que um dos embates tratados entre carros elétricos e a combustão é justamente a sua autonomia.
Inclusive, deixo o link abaixo onde há um embate entre o carro elétrico e a combustão.