Energia Solar Eficiência Energética
shadow

O Futuro da Eficiência Energética e Tecnologia em 10, 9, 8,…

Como se diz por aí, o ano começa depois do carnaval. E agora que já passou a virada do ano, a posse do Presidente da República Jair Bolsonaro, a escolha de seus ministros, o levantamento de informações e gastos no passado, entre outros, o governo poderá traçar melhor planos e estratégias para o país sair da crise o mais breve possível e, em paralelo, desburocratizar e incentivar aos acionistas e empresários tanto estrangeiros quanto brasileiros a investirem em setores como eficiência energética e tecnologia.

Obviamente iremos focar esse artigo na pasta do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por onde passará quase a totalidade das diretrizes da Tecnologia, Eficiência Energética e das Energias Renováveis (Energia Solar, Eólica,…). Mas o que fiquei surpreso foi a divulgação de outras propostas do próprio Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes que, se cumpri-las, colocará o Brasil em um ótimo patamar nos próximos anos.

Quem é Marcos Pontes?

Engana-se quem disse ou pensou que é apenas um astronauta.

Militar da reserva, o Tenente Coronel da FAB (Força Áera Brasileira) Marcos Cesar Pontes, além de ter se formado na Academia das Forças Aéreas (AFA), ele se formou também em Engenharia da Aeronáutica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Fez também Mestrado em Engenharia de Sistemas na Califórnia. Isso sem falar que o Senhor Ministro possui Bacharelado em Administração Pública na AFA. Esqueci de alguma coisa? Ah sim! Foi o primeiro e único astronauta brasileiro.

Adoraria adentrar nos projetos e missões que ele fez na NASA (National Aeronautics and Space Administration), mas vamos nos ater apenas a sua bagagem de formação.

Não é a toa que foi nomeado Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Por todas as qualificações supracitadas, é um cargo mais do que merecido. E vamos torcer para que seus esforços se tornem em vitórias e faça desse país um exemplo de progresso de tecnologia e eficiência energética.

Como estamos

Nos últimos anos não houve investimentos em ciência e nem tecnologia, ocasionando em um PIB (Produto Interno Bruto) de 1,3%.

A consequência disso foi o deságio na ciência e na tecnologia. E com isso, os maiores cientistas, mestres e doutores não tiveram outra escolha que não seja sair do país, onde são bem reconhecidos e remunerados.

Por isso que países como Alemanha, Japão, Estados Unidos, entre outros estão dezenas de anos a nossa frente. Tanto na matéria de Tecnologia, quanto na Eficiência Energética, ou até mesmo na Energia Solar ou Eólica. E olha que nós temos o melhor clima e espaço geográfico para compor usinas eólicas e solares.

Em diversas entrevistas, o Ministro Marcos Pontes já pronunciou que teremos como meta que o PIB aumente para 2% ou mais, utilizando a participação do setor privado. Muitos especialistas estão animados por ver que é passível de chegarmos próximos ao PIB da Alemanha e do Japão, por exemplo.

O problema é que a solução não vai ser rápida, e sim gradual. E quem atua no setor energético ou de tecnologia, pode aproveitar o período da alavancada e já ficar preparado quando novas oportunidades surgirem, pois muito provavelmente vários investidores e empresários voltarão a investirem no Brasil. Isso se é que já não estão investindo, uma vez que a Bolsa de Valores, nas últimas semanas, deu uma guinada positiva e animadora.

O que vem por aí

Para não alongarmos muito, irei citar e fazer breves comentários de algumas propostas inseridas na pasta do Ministro. Alguns já até fiz artigos sobre o tema e colocarei os respectivos links. Os demais, farei artigos posteriormente.

Tecnologia da Informação

O pessoal de TI deve ficar atento e se especializarem. Na conferência Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, Pontes afirmou da necessidade de integração do Brasil nos seguintes temas:


• Big data – Concentração de diversos dados, estruturados ou não, com a idéia de cruzar informações gerando insights relevantes a cada segundo.


• Internet das Coisas – Além de Computadores e celulares, outros aparelhos (e até apetrechos) serão compartilhados em rede, e conversando entre si. O exemplo clássico é da geladeira avisando que um determinado alimento acabou ou venceu e sugerindo a compra. E poderia, inclusive, informar o mercado mais próximo e barato. Isso está relativamente conectado a automação residencial.


• 5G – Obviamente com a internet das coisas, será extremamente importante migrarmos do 4G para o 5G, deixando a internet mais ágil.


• Cidades Inteligentes / Inteligência Artificial – Cidades Inteligentes (Smart City) são cidades planejadas com auto sustentabilidade. Unir Cidades Inteligentes com Inteligência Artificial é o caso que havia citado da geladeira informar ao consumidor do produto que havia acabado e sugerir a compra no supermercado. Só que olhando fora da caixinha, imagina a logística da cidade poderia fazer ao saber da demanda de todos os produtos e serviços. Não haveria grandes estocagens. Tudo seria consumido de maneira adequada. Estados Unidos, China, Reino Unido, entre outros, já estão investindo nesse tema.


• Cibersegurança – Obviamente uma cidade conectada é fundamental a segurança de a informação sofrer uma atualização.

Dessalinização no Nordeste

O Ministro foi enviado à Israel para que pudesse trazer planos de dessalinização para o Nordeste. Como todos sabemos, o Nordeste é tomado por secas e faltas de chuva. O plano será em criar usinas pilotos para dessalinizar e purificar as águas dos mares para que sejam levadas em lugares que necessitem de irrigação na agricultura bem como para hidratação aos nordestinos.

Energia Renováveis

O Presidente quando ainda era candidato a presidente, ele havia mostrado interesses em incentivar investimentos em energias renováveis. O Ministro já sinalizou as pretensões.


• Energia Eólica – Além da dessalinização, outra proposta será de incentivar usinas eólicas no Nordeste, uma vez que essa região tem uma geografia que trás potentes ventos. No link abaixo menciono um projeto grandioso da Petrobrás em fazer a primeira usina eólica offshore (em alto mar) no Brasil.

Energia Eólica – Ventos Sopram a Favor nos Mares do Brasil


• Energia Solar – Outra preocupação do atual governo será de ampliar a Energia Solar no país, inclusive também no Nordeste. Segue o link onde trato das projeções da energia solar no Brasil.

Energia Solar – A Luz no fim do Apagão

Grafeno

Entre outros benefícios, será no desenvolvimento de uma super bateria que poderá estar alimentando, por exemplo, ao carro elétrico, bem como ser atrelado diretamente as placas fotovoltaicas (vulgo placas solares), diminuindo ainda mais o custo de aquisição de energia solar. Segue o link onde falo mais sobre os benefícios do grafeno.

Grafeno – A Revolução do Século

Nióbio

Ele foi divulgado desde o tempo de Enéas Carneiro, e poucas mídias têm noticiado sobre o assunto. E as características que ele nos traz deixar-nos-á intrigados no porque que ele foi sempre sub-utilizado no Brasil. No link a seguir o nióbio é abordado com mais detalhe.

Yes, Nós temos Nióbio

E Agora Vai?

Apesar de parecermos otimistas, não podemos deixar de esquecer que essa é a primeira vez em décadas que a composição de ministros é estritamente técnico. E a pessoa quem vai administrar a pasta é mestre em Engenharia de Sistemas, além de ser cientista e pesquisador da NASA. É evidente que haverá esforço para que suas idéias saiam do papel.

E não falo isso por viés política, e sim com olhar clínico das pessoas que estão lá e se interessam na ciência e tecnologia, que fizeram no passado, e o que poderão fazer ainda pelo nosso país.

O Ministro Marcos Pontes, por exemplo, era um menino pobre de Bauru que tinha um sonho de ser astronauta. Passou em primeiro lugar na AFA.

O que move o país são pessoas. E sabendo da idoneidade e a sua força de vontade para vencer com garra, honestidade e hombridade já é mais que suficiente do interesse e esforço que o novo governo empenhará na Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Um comentário em “O Futuro da Eficiência Energética e Tecnologia em 10, 9, 8,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *